terça-feira, 28 de outubro de 2008


A dona do cão, Maria, e seu filho Shane, eram todos muito ligados ao Tobias e esperavam por um milagre. Examinei o Tobias e descobri que ele estava a morrer com leishmaniose .
Eu disse à família que não haveria milagres no caso do Tobias, e me ofereci para proceder a eutanásia para o velho cão em sua casa.
Enquanto fazíamos os arranjos, Maria disse que estavam a pensar se não seria bom deixar que Shane, de quatro anos de idade, observasse o procedimento.Eles achavam que Shane poderia aprender algo da experiência.
No dia seguinte, eu senti o familiar "aperto na garganta" enquanto a família do Tobias o rodeava.
Shane, o menino, parecia tão calmo, acariciando o jovem cão pela última vez, que eu imaginei se ele entendia o que se estava a passar. Dentro de poucos minutos, Tobias foi-se, pacificamente.
O menino parecia aceitar a transição do Tobias sem dificuldade ou confusão. Nós sentamo-nos juntos um pouco após a morte de Tobias, pensando alto sobre o triste fato da vida dos animais serem mais curtas que as dos seres humanos.
Shane, que tinha estado a ouvir silenciosamente, saltou: "Eu sei porque."
Abismados, nós nos voltamos para ele.O que saiu da sua boca me assombrou. Eu nunca ouvira uma explicação mais reconfortante.Ele disse:
- As pessoas nascem para que possam aprender a ter uma boa vida, como amar todo mundo todo o tempo e ser bom, certo? - o menino de quatro anos continuou... Bem, cães já nascem a saber como fazer isto, portanto não precisam de ficar por tanto tempo."


O Tobias era o MEU cão, um amor, morreu o ano passado com 5 anos. Sofri e fiquei com ele até aos últimos minutos da sua vida, achei que ele era merecedor de um final acompanahdo. pensei que não conseguia ficar ali a -lo morrer mas no fim de tudo, achei que tinha de ficar ao lado dele naquele momento, afinal ele merecia. Quantas vezes ele também ficou ao meu lado quando mais precisei.... Fico com ele na memoria e muitos são os dias que me lembro dele TOBIAS.


Hoje e depois de 1 ano sinto que o luto dele está feito e que nenhum outro cão o vai substituir pois como ele não há igual, era único.

Vou ter outro cão e será preto como ele.

Amo te meu Tobiocas.


A mel manda te lambidelas.

Sem comentários: